O corpo do líder opositor russo Alexei Navalny foi enterrado, nesta sexta-feira (1º), no cemitério Borisovo, em Moscou. O caixão com o corpo do político, que morreu há duas semanas em circunstâncias pouco claras em uma prisão do Ártico, chegou ao cemitério após deixar uma igreja no sudeste da capital russa, onde ocorreu o velório.
O corpo foi sepultado ao som da música My Way, de Frank Sinatra, uma das preferidas de Navalny, segundo destacaram seus aliados na transmissão ao vivo da cerimônia fúnebre.
Dezenas de milhares de apoiadores de Navalny, que não conseguiram entrar na igreja para se despedir do opositor, dirigiram-se ao cemitério de Borisovo com flores nas mãos e tentando se aproximar de seu túmulo.
Durante o percurso até o cemitério, os apoiadores de Navalny gritaram seu nome e entoaram cânticos de ordem como “A Rússia será livre” e “Rússia sem Putin”.
Os presentes também saudaram os pais de Navalny quando estes saíram da igreja após o velório.
A mãe do opositor, Liudmila, denunciou, na semana passada, que as autoridades não lhe entregaram o corpo do filho durante mais de uma semana após sua morte.
*EFE
Fonte: Pleno News/Foto: EFE/EPA/SERGEI ILNITSKY