Terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Governo do Pará garante conectividade e internet de qualidade em todas as escolas estaduais do Pará com a Starlink

O Governo do Pará está determinado a melhorar a qualidade da educação em todos os municípios do estado. Na última segunda-feira, 10, o governador Helder Barbalho anunciou um passo significativo rumo a esse objetivo com o lançamento do programa “Kit Bora Estudar”. Este programa representa um investimento inicial de R$ 340.725.000 na instalação de antenas de internet via satélite Starlink em todas as escolas da rede estadual.

Com a implantação de 1.650 antenas Starlink, todas as 898 escolas públicas estaduais do Pará terão acesso à internet de alta velocidade. Além da instalação, o programa garante manutenção e suporte técnico constantes. “O problema era como fazer com que cada escola do Estado do Pará pudesse ser um ponto de conexão. Hoje, alcançamos a marca de 100% das escolas conectadas à internet, graças ao contrato com a Starlink”, destacou o governador Helder Barbalho.

O governador também expressou sua gratidão ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) por seu diagnóstico crucial sobre a necessidade de conectividade nas escolas. “Estamos entregando esta política pública que permitirá que todas as escolas tenham conectividade, beneficiando não só os estudantes, mas também as comunidades locais”, afirmou Barbalho.

O programa “Kit Bora Estudar” será implementado em duas fases. Na primeira fase, 894 antenas serão instaladas em escolas prioritárias, enquanto a segunda fase contemplará a instalação de 756 antenas nas demais escolas. O equipamento Starlink garante uma velocidade de conexão de 200 Mbps, o que facilita o desenvolvimento de atividades pedagógicas e o apoio às equipes escolares e aos estudantes.

Para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, este é um marco histórico. “É um dia muito feliz, histórico e especial. Muitas escolas que antes não tinham conectividade agora poderão acessar a rede mundial de comunicação. O Pará será o primeiro estado a estar 100% conectado”, celebrou Soares. Ele enfatizou a importância da tecnologia na educação, mas também destacou que nada substitui a presença do professor em sala de aula.

Com esta iniciativa, o Governo do Pará reafirma seu compromisso com a melhoria da educação, garantindo que todas as escolas estaduais tenham acesso à internet de qualidade, conectando alunos e comunidades à rede mundial de comunicação.

Foto: Marcos Santos/Ag Pará