Terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Estado investe em equipamentos para fortalecer ações de segurança nos municípios

Em cinco anos, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), consolidou o investimento de mais de R$ 18 milhões no fortalecimento das ações integradas dos órgãos estaduais e municipais de segurança, permitindo a aquisição de equipamentos que aprimoram a eficiência do trabalho dos agentes municipais. Com essa iniciativa, já foram regularizados 3.726 equipamentos, entre veículos, coletes balísticos e computadores, entregues para 69 municípios onde as guardas municipais e órgãos de trânsito foram municipalizados.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os investimentos destinados aos órgãos de segurança municipais reforçam o compromisso do Governo do Pará com o fortalecimento e a garantia de melhores condições de trabalho aos agentes municipais.

“Os investimentos destinados aos órgãos municipais fazem parte de um compromisso da nossa gestão, em que além dos órgãos estaduais, as guardas municipais e os órgãos de trânsito municipais têm um papel estratégico para ampliar a presença dos agentes de segurança nas ruas, a fim de fortalecer as ações integradas, visando à garantia da paz e da ordem para todos. A atuação integrada do sistema estadual com o sistema municipal fortalece o nosso trabalho nas rondas, para que cada vez mais nós possamos ter a presença ostensiva dos agentes de segurança, com o intuito de garantir bons resultados e, sobretudo, combater a criminalidade no Estado”, ressalta o titular da Segup.

Equipamentos – Os R$ 18.710.952,33 investidos em equipamentos e veículos são provenientes do Fundo de Investimento Estadual de Segurança. Entre as aquisições, estão mais de 3 mil coletes balísticos, já entregues aos órgãos municipais. Os coletes têm a mesma qualidade dos utilizados pelas polícias Civil e Militar do Estado.

Foram entregues, ainda, 186 motocicletas, modelo off-road, com 300 cilindradas de potência, e itens de segurança, incluindo capacete, rastreador, grafismo e sinalizador acústico e visual. Os órgãos adquiriram também mais de 40 computadores e drones. Os equipamentos contemplaram 69 municípios.

Estratégia macro – A iniciativa faz parte da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp), que integra o Plano Estadual de Segurança Pública, com o objetivo de fortalecer a parceria institucional entre os órgãos de segurança municipais e estaduais, aprimorando as condições de trabalho dos agentes de segurança dos municípios e, consequentemente, o atendimento à população.

O Governo do Pará criou a Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp) para fortalecer os órgãos municipais, que são incluídos na estratégia macro de segurança pública. A política pública permite repasses de equipamentos e materiais importantes para a segurança, além de qualificar os agentes para atuação de forma especializada, com melhores condições de trabalho, nas ações de enfrentamento à criminalidade em todo o território paraense.

Para este ano a previsão é de que mais 5 municípios sejam contemplados com mais de 70 coletes balísticos, destinados aos órgãos municipais de segurança pública, atingindo assim o total de 3.260 coletes distribuídos aos órgãos municipais por todo o estado.

Fonte: Agência Pará/Foto: Marcelo Lelis/Ag Pará