O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou, nesta sexta-feira (26), que disparou dezenas de foguetes contra um quartel militar no norte de Israel, em resposta a um bombardeio que horas antes matou dois comandantes da formação Jamaa al-Islamiya no sul do Líbano.
– Combatentes da Resistência Islâmica bombardearam no final da tarde de sexta-feira com dezenas de foguetes Katyusha o posto de Habushit e o quartel-general do comando da Brigada Hermon 810 no campo Maaleh Golani – disse o Hezbollah em um breve comunicado.
Ainda de acordo com a nota, o ataque foi uma resposta ao “assassinato covarde na estrada de Sarira”.
Nesta sexta-feira, um drone israelense matou dois comandantes do Jamaa al-Islamiya enquanto viajavam em um veículo na estrada Meidoun-Sarira, no sul do Líbano, de acordo com o grupo, que também está envolvido na atual escalada de violência com Israel.
Desde outubro do ano passado, o Hezbollah e Israel têm se envolvido em um intenso fogo cruzado no contexto da guerra na Faixa de Gaza entre o país e o grupo terrorista Hamas.
Outros grupos libaneses com menor capacidade militar também estão envolvidos em menor escala em combates no sul do Líbano, como o próprio Jamaa al Islamiya, do ramo sunita, e o Amal, xiita (como o Hezbollah).
Enquanto o Amal é um importante aliado político do Hezbollah, o Jamaa al Islamiya não era conhecido por ter vínculos importantes com o movimento xiita antes do início da guerra de Gaza e é mais considerado um aliado do Hamas.
*EFE
Fonte: Pleno News/Foto: Pixabay