O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), recentemente enviou novos equipamentos para o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), situado em Capanema, no nordeste paraense, que vão melhorar ainda mais a assistência aos usuários da Região de Integração Rio Caeté.
Referência no atendimento a vítimas de traumas na região, que abrange 16 municípios, o HRPC – que integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) – conta agora com uma torre de vídeo, que garante mais segurança durante cirurgias endoscópicas e nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e urologia.
A unidade também recebeu duas mesas cirúrgicas elétricas “Hy base 6100” (mindray) com tração colo de fêmur, tecnologia de ponta que oferece maior segurança ao paciente durante o procedimento; um Autoclave e uma esteira ergométrica.
Entre os equipamentos enviados ao HRPC também estão 15 oxímetros, dispositivos utilizados para o monitoramento dos níveis de oxigênio no sangue, já implementados nos diversos setores assistenciais, como Pronto Atendimento (P.A.) e na Classificação de Risco.
Segurança – O gerente Assistencial da unidade, Eduardo Machado, destacou que “com a chegada desses equipamentos nos trouxe maior segurança para atender aos nossos pacientes, desde o início de todo o processo, que é a esterilização dos artigos cirúrgicos, até o procedimento cirúrgico propriamente dito, promovendo um maior conforto ao paciente durante a intervenção cirúrgica, quanto à segurança da equipe médica e assistencial”.
O gestor informou que, atualmente, o Hospital contabiliza 109 leitos, sendo 71 cirúrgicos, e um Centro Cirúrgico com três salas, onde são realizados procedimentos simultaneamente, atingindo uma média de 650 cirurgias/mês.
“Os novos equipamentos beneficiarão toda a população da Região dos Caetés, diminuindo o tempo de permanência dos usuários internados, fazendo com que viabilize giro de leito, proporcionando agilidade aos usuários que aguardam a realização de cirurgias. Antes era realizado um teste ergométrico por atendimento. Hoje, será realizado o dobro de testes simultaneamente. Isso representa redução do tempo de espera para a realização de exame’’, acrescentou Eduardo Machado.
A secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, ressaltou que, além de construir novas unidades hospitalares e equipá-las, é importante incorporar periodicamente novas tecnologias médicas aos hospitais, para agilizar o tratamento e proporcionar mais segurança aos usuários do SUS. “É fundamental disponibilizar tecnologia avançada aos profissionais de saúde, para que possam realizar um tratamento especializado mais seguro, rápido e eficaz aos pacientes”, disse a secretária.
Aprovação – O paciente Arivaldo Vieira Dias, 46 anos, residente do município de Irituia, distante 90 km de Capanema, vítima de acidente de trânsito, está internado no Hospital Regional. Ele passará por dois procedimentos cirúrgicos devido às fraturas sofridas. ‘’O Hospital tem um atendimento muito bom, e é muito bom também saber sobre a chegada de novos equipamentos. Vou fazer minhas cirurgias amanhã (15). Isso é muito gratificante, tendo em vista que os equipamentos vêm assomar aos atendimentos e cirurgias que serão feitos no Hospital”, contou Anivaldo.
O diretor Executivo da unidade hospitalar, Marcelo Azevedo, reforçou a importância do apoio do Governo do Pará, por meio da Sespa, para dotar, cada vez mais, a rede hospitalar pública de equipamentos de alta tecnologia. Segundo ele, “isso vai proporcionar ainda mais segurança e qualidade na oferta dos serviços aos usuários da região, cumprindo seu papel institucional de cuidar da saúde e do bem-estar daqueles que dependem do Sistema Único de Saúde”.
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés – composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés, pela Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista – integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: telefone: (91) 3122-7391.
Texto: Felipe Brito – Ascom/CHC
Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação