A gestão do Hospital Regional Público dos Caetés, antecede homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, ao realizar uma semana dedicada ao bem-estar e à saúde feminina. Sob o tema “Semana da Mulher”, no período de 5, 6, 7, com encerramento previsto, para esta sexta-feira (8), com atividades lúdicas e educativas, planejadas especialmente para colaboradoras, usuárias e acompanhantes da instituição.
A ação de educação em saúde foi cuidadosamente desenvolvida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o intuito de promover uma abordagem mais humanizada nos serviços de saúde. Desde serviços de beleza, como cortes de cabelo, até a oferta de exames e palestras sobre saúde. O evento teve ainda a finalidade de promover o empoderamento e o cuidado integral das mulheres.
A programação teve início na terça-feira, dia 5, estendendo-se até esta sexta-feira, dia 8, culminando com o Dia Internacional da Mulher. O ponto alto na área da saúde foi a oferta de 50 exames de PCCU (teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero), reforçando o compromisso do Complexo Hospitalar com a saúde feminina. O hospital reafirma seu comprometimento em promover o bem-estar e a valorização das mulheres em sua comunidade.
De acordo com a presidente do GTH, Vanessa Blante, o objetivo da data vai bem além de homenagear as mulheres. “Na verdade consiste em celebrar as suas conquistas econômicas, sociais e políticas, além de disseminar informações sobre o câncer do colo do útero, promover a prevenção e o diagnóstico precoce da doença’’.
Entre as participantes do evento, esteve a usuária Dulce Maria Cardoso da Silva, de 50 anos, residente do município de Capanema. Ela participou da ação de cuidados especiais de beleza com corte de cabelo. “Eu gostei bastante das ações que nos fazem sentir melhor. Ajuda muito também na nossa autoestima”
A enfermeira Renata Cipriano, que esteve à frente da palestra sobre saúde da mulher, destacou a importância do evento. “Março Lilás é um mês alusivo à prevenção do câncer de colo de útero, que hoje está em 4º lugar no Brasil e 1º lugar em nosso estado. Como enfermeira gineco/obstetra, admiro iniciativas como essa. Palestra de conscientização podem salvar nossas mulheres, um assunto que nunca fica saturado importância do autocuidado e da realização do PCCU anualmente”
A usuária Nara Cilene Farias de Sousa, de 56 anos, residente no município de Bragança, a 42 km de Capanema, estava aguardando atendimento com psiquiatra e participou da palestra sobre saúde da mulher e ressaltou a importância da conscientização. “ É muito importante estarmos com nossos exames em dia para a prevenção do câncer de colo do útero, conscientizar é a melhor forma de combater essa doença que vem crescendo muito no nosso estado. Parabéns pela iniciativa”.
A programação encerra amanhã, 8, pela manhã com palestra sobre “Violência contra mulher”, que será ministrada pela assistente social, Dyandra Jamylle e entrega de violentômetro, que é uma ferramenta de ajuda para que as vítimas saibam como reconhecer os sinais de violência doméstica que podem estar sofrendo. Em formato de régua, apresentando diferentes graus de violência, para que as vítimas possam se reconhecer e identificar.
O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é composto pelo Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Policlínica e pelo Núcleo de Atendimento ao Espectro Autista (Natea) dos Caetés.
Serviço:
O CHC integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito / Ascom CHC
Fonte: Agência Pará/Foto: Divulgação